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Custos e Finanças em Organizações de Saúde

 

Apresentação

O Curso de Pós Graduação em Custos e Finanças para as Organizações de Saúde possibilita o aperfeiçoamento e a qualificação dos profissionais que atuam em organizações da área de saúde.O curso aborda a gestão estratégica nas organizações de saúde, custos, finanças e aspectos tributários, apresentando informações que servem de base para a gestão destas organizações. O conhecimento dos aspectos mencionados, alinhado com as principais metodologias de custos e finanças, possibilita que este profissional conheça a gestão de forma ampla e que possa fazer relações entre as áreas envolvidas nas organizações de saúde, permitindo decisões mais assertivas e adequadas para o sucesso destas entidades.

Objetivo Geral

Qualificar os profissionais para a gestão de custos e finanças em organizações de saúde, alinhada a estratégia de gestão hospitalar, oferecendo aos participantes um arcabouço de informações que servirão de base para a aplicação na gestão destas organizações.


Objetivos Específicos

a) apresentar o contexto da gestão das organizações na área da saúde, bem como as suas peculiaridades;
b) evidenciar as principais metodologias de custos e os aspectos tributários em organizações de saúde; 
c) abordar as principais metodologias aplicadas à gestão financeira em organizações de saúde e em geral. 


Matriz curricular

MÓDULO I – Gestão Estratégica de Organizações de Saúde
Cenário e contexto econômico da saúde
Planejamento e gestão hospitalar/organizações de saúde
Tecnologia e Inovação na área da saúde
Hotelaria Hospitalar
Gestão das unidades assistenciais

MÓDULO II – Custos e Aspectos Tributários em Organizações de Saúde
Aspectos tributários aplicados à saúde
Gestão de pessoas na área da saúde
Métodos de custeio
Gestão de Custos em saúde

MÓDULO III – Finanças em Organizações de Saúde
Faturamento em serviços de saúde
Planejamento financeiro e orçamento
Gestão dos recursos financeiros


Carga Horária

400/h (360 h/aulas + 40h de Trabalho de Conclusão de Curso) 


Público-alvo

O curso destina-se principalmente aos contadores, administradores, profissionais da área da saúde e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área nas organizações hospitalares ou nas demais organizações de serviços afins ligadas à área de saúde. 


Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.


Pré-requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.


Coordenação 

Profa. Mestre Laurise Martha Pugues
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0165099541552365

 

 

 

 

 


Informações

Duração: 18 meses
Carga-horária: 400/h
Dias e horários de aula: sextas-feiras, das 18h às 22h. Sábados, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
Local: Unidade Central do Centro Universitário Metodista IPA. (Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco - Porto Alegre –RS)
Número de vagas: 25 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas: 18
Mensalidade - ingressantes 2019: R$ 590,00 para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 598,98. O valor será reajustado a partir da 13ª parcela. 


Como participar

  • Preencha o fomulário on-line disponível no link "inscreva-se"
  • Aguardar confirmação da turma (por e-mail);
  • Entrega dos documentos;
  • Aguardar a confirmação da matrícula;
  • Pagamento da matrícula através do boleto enviado por e-mail. 


Documentação exigida para efetivação da matrícula 

    • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrada (01 cópia autenticada);
    • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
    • Carta de Intenção;
    • Certidão de Nascimento ou Casamento;
    • CPF (01 cópia);
    • RG (01 cópia) – Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
    • Curriculum Vitae ou Lattes;
    • Comprovante de endereço (01 cópia);
    • 01 Foto 3x4;
    • Título de Eleitor;
    • Formulário de inscrição devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.


    Atenção

    O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante. 

    Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

    A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada. 

    Entrega de documentação e horário de atendimento

    Deve ser feito pessoalmente no Centro Universitário Metodista IPA, na CAI (Central de Atendimento Integrado), das 10h às 21h, de segunda a sexta-feira.  

    Outras informações

    Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu
    Prof. Dr. Edgar Zanini Timm
    Secretaria da Pós-Graduação Lato Sensu 
    Prédio A, sala A001
    Telefones: 3316-1241 ou 3316-1227
    E-mail: posgraduacao@ipa.metodista.br 

    Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu